Durante a Guerra civil espanhola, a cidade de Guernica foi atacada e praticamente destruída após o bombardeio dos aviões Luftwaffe de Adolf Hitler. A destruição e quase 1600 mortes inspiraram Pablo Picasso a finalizar a tela que já estava em andamento e a colocar nela, o nome da cidade.

Mesmo com a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso continuou vivendo em Paris. Tinha fama de simpatizante comunista e era alvo de controle freqüente do alemães. Durante uma revista no seu apartamento, um oficial nazista observou uma fotografia de Guernica, e apontando para a imagem perguntou: Foi você quem fez isso? E Picasso respondeu: Não, vocês o fizeram.

Lena Gieseke fez um trabalho incrível em cima dessa tela. Deu “vida” aos personagens de Picasso, transformando o quadro em uma fantástica obra 3D. Agora percebemos detalhes que de outra maneira jamais seriam vistos. Podemos sentir o quadro, as expressões faciais, a tristeza, a profundidade da pintura, e no final, uma mão segurando uma espada quebrada e uma flor: um desejo de paz. Para que isso tudo pudesse ser mostrado, foi necessário um estudo detalhado das linhas, formas e cores.

Fonte: Blog Portobello


Visite nossa loja virtual www.recriartequadrosedecoracao.com.br e também site www.recriararte.com.br/imprensa_arte.php

Anúncios