Apesar do trabalho digno, socialmente importante e ecologicamente correto, os catadores de lixo encabeçam muitas vezes a lista negra dos motoristas paulistas, indignados por diminuirem a velocidade de seus automóveis quando deparados com os humildes veículos.

Dando voz a esses trabalhadores, nasceu o projeto “São Paulo 100 Carroças”, criado pelo artista Mundano que, ao aproveitar a pisada no freio dos implacáveis motorizados, sugere a eles um momento de pausa e reflexão. Frases como “Meu trabalho é honesto, e o seu?”, “Eu reciclo, e você?”, “Meu carro não polui, e o seu?” compõem a reflexiva proposta, que une arte e crítica social ao decorar os carrinhos do catadores desde fevereiro de 2007. Até agora, 75 carroceiros já foram contemplados com mensagens e desenhos.

Com foco nesta intervenção, Mundano lançou recentemente em seu flickr um concurso que convida interessados a fotografarem seus trabalhos e enviarem o registro para concorrer à gravura “Carroceiros SP”. Fotos de outros trabalhos do artista não são excluídas da competição – o destaque, porém, fica por conta de flagras dos catadores. A imagem ganhadora será aquela que melhor expressar a relação entre obra e povo. Registros podem ser enviados até o dia cinco de março. Alguns serão postados no site do artista.

Carroceiros SP

Mais Informações:
Concurso: Mundano
Site: Flickr
Data de envio: até 5 de março
Mandar para: artetude@gmail.com

Fonte: Zupi – Design, Ilustração, Moda e Arte 

 

Visite nossa loja virtual www.recriartequadrosedecoracao.com.br e também nosso site www.recriararte.com.br/imprensa_arte.

Anúncios