O acervo pessoal do artista poderá ser reproduzido, mediante autorização do detentor dos direitos autorais

Agora é possível qualquer pessoa ter um quadro de Poty em sua casa. A família do artista autorizou a reprodução de suas obras pela empresa Recriar Arte. Inicialmente, foram selecionadas dez obras para uma edição limitada de 50 cópias, numeradas e com certificado de autenticidade.

Napoleon Potyguara Lazzarotto, ou simplesmente Poty, nascido em Curitiba, deixou como legado mais de quatro mil obras, entre gravuras, painéis, aquarelas e desenhos.

Poty foi um dos maiores especialistas em gravura e o pioneiro na criação de painéis. Há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, França e Alemanha.

Poty Lazzarotto

O artista, que procurava aperfeiçoar cada vez mais sua técnica, estudou, em 1942, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, graças a uma bolsa que ganhou do então governador do Paraná, Manoel Ribas. Em 1946, ganha outra bolsa, dessa vez do governo francês, lá aprende litografia e traz essa técnica para o Brasil.

O conceito de reprodutibilidade era uma ideia que norteava os pensamentos do artista. Certamente se houvesse a tecnologia de hoje na época em que era vivo, Poty a usaria, pois a reprodução é uma evolução do processo da gravura.

O presidente da Recriar, João Rezende, destaca que “a inclusão de obras de Poty Lazzarotto no acervo da Recriar é uma conquista significativa e uma demonstração de que as Réplicas Digitais Certificadas são a evolução natural dos processos anteriormente utilizados”.

Além disso, o que a empresa busca é a democratização da arte brasileira por meio das réplicas. Isso se torna possível porque a técnica tem baixo custo, que faz com que o produto tenha um valor cerca de 80% menor que uma obra original, mas com qualidade visual equivalente.




Visite nossa loja virtual: www.recriartequadrosedecoracao.com.br

Anúncios