Pela primeira vez reunidas em uma exposição, as quinze obras de Candido Portinari que fazem parte do acervo do Banco Central serão apresentadas ao público. Na mostra, vale destacar a série Cenas Brasileiras: 12 painéis de cerca de dois metros de altura por um e meio de base, que retratam tipos regionais, tradições populares, o cotidiano do trabalho e a história brasileira.


Também está exposto o painel Descobrimento do Brasil, de cinco metros de altura por quatro de base, que ambienta a sala de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Feito em 1955 para o Banco Português do Brasil, o painel é uma das maiores obras de Candido Portinari em coleções brasileiras.


O restauro das pinturas de Portinari, iniciado em 2007 e concluído em 2008, foi o mais amplo desde a incorporação de suas obras ao acervo do Banco Central, e contou com o acompanhamento da Associação Cultural Candido Portinari, que se dedica, desde 1979, a pesquisar, recuperar e preservar a obra do artista. “As obras são de grande valor e a restauração é um processo muito delicado e lento. A maior peça foi restaurada em Brasília e, as demais, em São Paulo. Uma equipe especializada de sete pessoas cuidou do trabalho”, detalha a restauradora Florence de Vera. Além dos trabalhos de Portinari, a exposição também vai mostrar as diversas etapas do processo de restauração, registradas em fotografias.

 

Até o dia 27 de junho de 2010; de terça a sexta, das 10h às 17h30; sábados e domingos, das 14h às 18h, na Galeria de Arte do Banco Central (SBS, quadra 3). O agendamento de visitas escolares pode ser feito pelos telefones: (61) 3414-2099 ou 3414-2093.

 

Para  adquirir reproduções das obras de Portinari visite nosso site ou pelo telefone (41) 3116-7001 ou 3661-9900

www.recriararte.com.br

 

 

LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS.

www.recriartequadrosedecoracao.com.br
www.recriartequadrosedecoracao.com.br
www.recriartequadrosedecoracao.com.br
www.recriartequadrosedecoracao.com.br
www.recriartequadrosedecoracao.com.br
www.recriartequadrosedecoracao.com.br

Anúncios